Quando o processo vai para o Ministério Público o que acontece?

O que acontece quando o processo chega no Ministério Público?

O Promotor de Justiça inicia a ação penal pública junto ao Juiz, no fórum da comarca, por meio de uma peça processual chamada denúncia. Se o Juiz aceitar a denúncia, inicia-se o processo para a coleta das provas. Ao final, o Juiz decide se o réu é inocente ou culpado.

Quanto tempo fica um processo no Ministério Público?

169, inc. XIII, há a previsão de manifestação do Ministério Público no prazo de 15 dias, quando não houver prazo específico. – O mesmo regimento, nos artigos 261 e 229, prevê o prazo de 5 dias para parecer do Parquet em Mandado de Segurança e Conflito de Competência, respectivamente. – Ainda, conforme os arts.

Quando o Ministério Público entra em um processo?

O Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam: I – interesse público ou social; II – interesse de incapaz; III – litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.

O que acontece após o parecer do Ministério Público?

Após o parecer do Ministério Público, os autos vão para a mão do juiz que decidirá sobre o pedido de liberdade provisória.

O que acontece depois do parecer do Ministério Público?

Após o parecer do Ministério Público, os autos vão para a mão do juiz que decidirá sobre o pedido de liberdade provisória.

O que vem depois da manifestação do MP?

Após a apresentação da impugnação, ou não, o juiz intimará o Ministério Público para apresentar manifestação no prazo de 10 dias (Art. 200 da LRP )…. Prevê o artigo 202 da LRP que da sentença cabe apelação, que poderá ser interposto pelo interessado, o Ministério Público ou um terceiro prejudicado.

O que é um parecer do Ministério Público?

É a manifestação do Ministério Público em uma ação, por meio da qual ele diz sua opinião sobre o pedido do autor, com base no que a lei dispõe sobre aquele assunto. O parecer do Ministério Público não obriga o juiz a proferir sentença segundo a posição do órgão.

Quanto tempo demora uma denúncia do Ministério Público?

O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art.

]]>