Como eu faço para fazer uma denúncia no Ministério Público Federal?

O que pode ser denunciado no Ministério Público Federal?

– dos direitos e interesses das populações indígenas, – do meio ambiente, – de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico que integrem o patrimônio nacional. Não cabe atuação do Ministério Público em caso de interesses individuais.

Como fazer uma denúncia anônima ao Ministério Público Federal?

Para denúncias e pedidos de informação, acesse a Sala de Atendimento ao Cidadão. Uma vez acessado o site da Sala de Atendimento ao Cidadão, clique no banner “Faça a sua manifestação”. Após preencher os dados do manifestante e da manifestação, clique no botão "Registrar manifestação".

Que tipo de denúncia pode ser feita no Ministério Público?

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

Quem pode denunciar ao MPF?

A manifestação pode ser realizada por cidadãos em geral, por organismos da sociedade e por entidades públicas e privadas. A manifestação deve conter elementos mínimos indispensáveis à sua análise, tais como: informações detalhadas sobre os fatos supostamente ilícitos e indicação da autoria, quando conhecida.

Quanto tempo demora uma denúncia no Ministério Público?

30 dias corridos para resposta da Ouvidoria. É importante ressaltar que, nas denúncias, a Ouvidoria demanda informações e providências de outros órgãos do MPF, motivo pelo qual a finalização da manifestação na Ouvidoria poderá ultrapassar o referido prazo .

Qual é o papel do Ministério Público Federal?

O MPF atua como fiscal da lei, mas tem atuação também nas áreas cível, criminal e eleitoral. Na área eleitoral, o MPF pode intervir em todas as fases do processo e age em parceria com os ministérios públicos estaduais.

Quando devo acionar o MP?

Portanto, o MP atua nos casos em que há lesão ao patrimônio público, dano ao meio ambiente, infrações penais/crimes, interesses de criança e adolescente, saúde pública e cidadania.

Quando o Ministério Público pode ser acionado?

O MP age nos casos de ameaça aos direitos previstos na Constituição e nas leis, por iniciativa própria (de ofício), ou após ser acionado por qualquer cidadão.

Como entrar em contato com a Polícia Federal?

Telefone (11) 3538-5495.

Quanto tempo demora a manifestação do MP?

169, inc. XIII, há a previsão de manifestação do Ministério Público no prazo de 15 dias, quando não houver prazo específico.

O que acontece quando o juiz recebe a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

]]>